As empresas começam a reconhecer a mais valia da formação

Formaki > REVISTAS > As empresas começam a reconhecer a mais valia da formação

“As empresas começam a reconhecer a mais valia da formação”

A empresa formaki é especializada nas áreas da consultadoria e formação profissional no âmbito da gestão, transportes, segurança e comportamento, tendo por objetivo apresentar serviços que contribuem para a qualificação de profissionais.
Encontra-se devidamente certificada pela Direção Geral do Emprego e Relações no Trabalho (DGERT) e homologada pelo IMT IP- Instituto da Mobilidade de Transportes.
João Coelho, sócio gerente e fundador da Formaki, descreveu as linhas orientadoras deste interessante projeto.

Quais as razões que levaram à constituição da empresa Formaki?
Em primeiro lugar o facto de ter surgido na minha vida profissional no início de 2016, a figura da “rescisão” do contrato de trabalho, por eliminação do meu posto de trabalho numa associação patronal representativa do sector dos transportes rodoviários de mercadorias, onde colaborei mais de 20 anos.
Em segundo lugar aproveitar e colocar toda a experiência e conhecimentos que adquiri durante esta minha caminhada profissional junto dos “potenciais” clientes dos vários setores de atividade onde atuamos.
Em terceiro lugar colmatar algumas lacunas existentes no mercado da Formação Profissional na área dos transportes, dinamizando algumas áreas formativas que até aqui tinham sido simplesmente ignoradas, sempre com o máximo profissionalismo e qualidade.
E por último, o gosto e a paixão que me move todos os dias na tentativa de colaborar, para que os participantes nas nossas formações adquiram as competências necessárias para alcançar os seus objetivos quer pessoais quer profissionais.

Quais serviços são disponibilizados pela Formaki?
Disponibilizamos serviços na área da Formação Profissional e também na área da Consultoria às empresas.
Temos parcerias com algumas das maiores associações comerciais e industriais do Pais.

Que tipo de formação profissional é ministrada pela Formaki?
A formação profissional que a Formaki Lda apresenta é presencial.
Atuamos em várias áreas formativas, nomeadamente: Gestão e Administração; Comportamental; Transportes; Ambiental; Segurança.

Disponibilizam formação nas instalações das empresas, caso seja solicitado?
Além de proporcionarmos as formações anteriormente indicadas ao publico em geral, também é uma das nossas preocupações satisfazer as necessidades formativas do tecido empresarial português, não só a nível local, bem como a nível nacional.
Para tal disponibilizamos as mais variadas formações nas instalações das empresas, bem como proporcionamos as mesmas uma formação à medida destas.

A consultadoria é também uma das áreas de atuação da vossa empresa, em que consistem estes serviços?
A consultoria é a atividade de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. Com a nossa experiência oferecemos um serviço de apoio aos empresários/gestores, para os auxiliar em situações específicas e com necessidades que ultrapassam o domínio dos seus conhecimentos. Apoiamos nas seguintes áreas: Gestão; Contabilidade; Fiscalidade; Jurídica, Recuperação de Iva no Estrangeiro entre outras.

Considera que neste momento já se verifica uma consciencialização das empresas e dos profissionais para a importância da formação?
Sim existe essa consciencialização. A mesma tem vindo a evoluir positividade, por dois motivos:
Obrigatoriedade das empresas terem que cumprir com a legislação em vigor: ministrar as 35 horas anuais de formação aos seus colaboradores.
As empresas começam a reconhecer a mais valia que a formação representa no desempenho profissional dos seus colaboradores, com resultados ao nível de uma melhor performance, uma maior produtividade e consequentemente melhor posicionamento face à concorrência para enfrentar os novos desafios deste milénio.

Quais os cursos que têm registado maior procura?
Todos aqueles ligados as áreas dos Transportes (Obtenção Capacidade Profissional, Mercadorias, Perigosas, Gestão de Tráfego e Operacional), à área Comportamental (relações Interpessoais, Liderança e Atendimento de Excelência) e de Gestão.

Como é que analisa a oferta existente no mercado, no âmbito da formação para os sectores do transporte e logística?
A oferta existente é claramente suficiente. Insuficiente será a aposta em outras áreas formativas dentro dos sectores dos transportes e da logística. Podemos assegurar que o nosso objetivo se centra em trabalhar com os melhores profissionais, formadores e especialistas visando garantir o máximo de rigor e qualidade na prestação dos nossos serviços de formação profissional e de consultoria.

As empresas de transporte com profissionais mais qualificados conseguem estar mais preparadas para enfrentar os constantes desafios e a evolução do mercado?
Sim conseguem. A formação profissional dos profissionais assume-se como um vetor fundamental do desenvolvimento de competências, com vista ao incremento dos níveis de eficiência e eficácia individuais e organizacionais. Atualmente, em face da conjuntura de incerteza financeira em que vivemos, cada vez mais exigente, urge, como imperativo, a realização de um planeamento da formação profissional que seja economicamente viável e que responsa, simultaneamente, às necessidades manifestadas pelos trabalhadores, pelos dirigentes e pela organização. Só assim as empresas conseguem ultrapassar os desafios externos e internos que tem de enfrentar na sua atividade. As que estiverem mais bem preparadas e atentas às necessidades dos seus colaboradores conseguirão levar “o barco” a bom porto.

Artigo publicado em março 2019, na revista Pesados & Mercadoria
Texto: Ana Paula Oliveira

×

Podemos ajudar ?

Clique no botão para esclarecer as suas dúvidas através de Whatsapp.

×